Helicobacter pylori

helicobacter pylori

Helicobacter pylori (H. pylori) é um tipo de bactéria que vive no revestimento do estômago ou duodeno (o início do intestino delgado). Dois terços da população mundial está infectada por essa bactéria. Muitas úlceras e alguns tipos de gastrite são causados pela infecção por H. pylori.

Quais os sintomas causados pela infecção por H. pylori?

Ter infecção por H. pylori não significa, necessariamente, que você irá desenvolver uma úlcera. Na verdade, não são todas as pessoas infectadas que apresentam sintomas. Os sintomas mais comuns relacionados à infecção por H. pylori são dor abdominal e queimação, além de náuseas, sensação de estômago cheio, falta de apetite e, até mesmo, perda de peso.

Como a bactéria H. pylori é tratada?

O tratamento da bactéria é realizado com uma combinação de antibióticos e medicamentos que suprimem o ácido para proteger o revestimento do estômago e do duodeno.

Agende uma consulta para melhores esclarecimentos e tratamento direcionado.

Dicas importantes para uma alimentação saudável

Relógio

Alimente-se 5 ou 6 vezes ao dia. Coma no café da manhã, almoço, jantar e faça lanches saudáveis nos intervalos;

Evitar frituras e alimentos gordurosos

Evite alimentos gordurosos e frituras, substituindo-os por alimentos assados,

cozidos e grelhados;

Frutas e legumes

Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferência e adicione à sua

alimentação diária;

Evitar álcool e refrigerante

Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes. Água e sucos naturais são as bebidas mais recomendadas.

Referência: Coelho LG, Maguinilk I, Zaterka S, Parente JM, do Carmo Friche Passos M, Moraes-Filho JP. 3rd Brazilian Consensus on Helicobacter pylori. Arq Gastroenterol. 2013 Apr; 50(2).