Doença Celíaca
O que é doença celíaca?
A doença celíaca é uma condição na qual uma pessoa desenvolve inflamação e danos ao intestino quando ingere glúten.
O glúten é uma proteína encontrada principalmente no trigo, cevada e centeio, mas também pode estar em produtos que você usa com frequência, como molho de soja e molho para salada, além de alguns medicamentos, vitaminas e até doces.
Quando uma pessoa com doença celíaca come glúten, o sistema imunológico, que deveria ajudar a proteger o corpo contra doenças, reage ferindo as células que revestem o intestino delgado e também pode prejudicar outras partes do corpo, como pele, ossos ou cérebro.
Quais os sintomas?
Gases, barriga inchada e dor abdominal
Diarreia (fezes moles) ou constipação (fezes endurecidas)
Dor de cabeça e irritabilidade
Anemia, cansaço ou baixos níveis de energia
Aftas orais e feridas pálidas dentro da boca.
Infertilidade e aborto
Feridas na pele com coceira
Confusão mental. ataxia cerebelar
Osteoporose, dores ósseas ou articulares
Cãibras musculares
Por que eu tenho doença celíaca?
Embora não conheçamos todos os detalhes, sabemos que os genes e o ambiente de uma pessoa interagem e levam ao desenvolvimento da doença celíaca. É muito comum entre familiares de primeiro grau de pessoas com doença celíaca, como irmãos, irmãs, pais e filhos.
Como saber se tenho doença celíaca?
Depois da avaliação dos seus sintomas testes para doença celíaca podem ser realizados.
Um exame de sangue é o teste mais comum para iniciar a investigação do diagnóstico. Esse exame só funciona se você estiver comendo glúten, portanto, mantenha o glúten em sua dieta antes de fazer o teste. (Só limite o glúten da sua dieta se o seu médico lhe disser para fazê-lo.)
Com base nos resultados, vamos prosseguir com a investigação, podendo ser solicitado uma endoscopia e testes genéticos.
Tem tratamento?
A dieta sem glúten é o único tratamento para a doença celíaca. Em muitos pacientes mesmo uma pequena quantidade de glúten é suficiente para causar danos, mesmo que eles não sintam sintomas. A isenção de glúten ao longo da vida ajudará a proteger o intestino delgado e poderá desfazer danos que já ocorreram.
Pacientes com doença celíaca que não retiram o glúten de sua dieta continuarão prejudicando o intestino delgado. Isso pode causar má absorção, vitaminas e minerais mais baixos e problemas mais sérios a longo prazo, entre outras coisas.
Embora a doença possa ser difícil de diagnosticar, os sintomas de diarreia, dor de barriga, inchaço e fadiga geralmente diminuem dentro de semanas após a ingestão de uma dieta sem glúten.
Para saber um pouco mais sobre dieta isenta de glúten clique aqui.
Se você acha que pode ter doença celíaca, não pare de comer glúten até que você tenha sido testado e que os testes mostrem que você tem doença celíaca. Reduzir o glúten antes do teste mudará os resultados.
Agende uma consulta para melhores esclarecimentos, acompanhamento e tratamento direcionado.