Intolerância aos corboidratos complexos
Os carboidratos complexos são uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas, minerais e fibras. Eles incluem frutas e vegetais, grãos inteiros, arroz, pães, cereais, feijão, lentilhas e ervilhas secas. Embora os carboidratos complexos sejam uma adição saudável à dieta diária, muitas pessoas são intolerantes a esses alimentos.
Os carboidratos são responsáveis por 40% a 60% da ingestão média de energia calórica em humanos. Os principais carboidratos da dieta humana são amido, sacarose e lactose. Amido e polissacarídeos complexos constituem 30% e 10%, respectivamente, de carboidratos na dieta de adultos.
A digestão desses oligossacarídeos (carboidratos complexos) por meio de enzimas é necessária porque o trato gastrointestinal só pode absorver os monossacarídeos.
A incapacidade do intestino delgado em absorver adequadamente esses alimentos é causada pela falta de um número suficiente de enzimas necessárias para digerir as ligações dos oligossacarídeos.
Essa deficiência enzimática resulta na digestão incompleta dos carboidratos complexos, permitindo que os açúcares não digeridos e não absorvidos passem para o intestino grosso. Como resultado da fermentação pela microbiota nativa no cólon, os carboidratos não digeridos produzem hidrogênio, dióxido de carbono e ácidos graxos de cadeia curta, resultando em distensão, dor e desconforto abdominal.
Sintomas
Distensão abdominal
Flatulência
Dor abdominal
Diarreia e/ou constipação
Há vários medicamentos disponíveis para tratar os sintomas associados à intolerância aos carboidratos.
Muitas pessoas não tem certeza se seus sintomas gastrointestinais estão dentro dos limites normais e por vezes hesitam em procurar atendimento médico. É necessário facilitar a conscientização e a discussão sobre os distúrbios gastrointestinais causados pela intolerância aos carboidratos.
Com a compreensão de que os carboidratos complexos podem causar vários graus de desconforto e com as alternativas de tratamento disponíveis, as pessoas serão capazes de tolerar melhor as dietas saudáveis e balanceadas, mesmo as ricas em carboidratos complexos.
Agende uma consulta para melhores esclarecimentos e tratamento direcionado.