Síndrome de Gilbert

O que é síndrome de Gilbert?

Síndrome de Gilbert é uma condição genética caracterizada por aumento da bilirrubina indireta (não conjugada) que ocorre em pessoas que não apresentam doença do fígado ou hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos do sangue).

A bilirrubina é uma substância de coloração amarelada que é produzida a partir da degradação dos glóbulos vermelhos, e no fígado ela é metabolizada de bilirrubina indireta (não conjugada) para bilirrubina direta (conjugada), para então compor a bile e ser eliminada na urina e nas fezes.

Síndrome de Gilbert é comum?

A síndrome de Gilbert ocorre em 3% a 7% da população geral, mais frequentemente em homens. É uma condição herdada, ou seja, que pode ser transmitida de pais para filhos.

Qual a causa da síndrome de Gilbert?

A síndrome de Gilbert é decorrente de uma alteração genética relacionada ao gene que normalmente controla a enzima que ajuda a quebrar a bilirrubina no fígado e a remover do corpo. Quando uma pessoa tem o gene ineficaz, seu sangue contém quantidades excessivas de bilirrubina porque seu corpo não produz a quantidade suficiente da enzima.

Sinais e sintomas da síndrome de Gilbert

O paciente com síndrome de Gilbert pode ser assintomático, apresentando apenas alterações no valor de bilirrubina indireta detectado em exames de sangue de rotina.

Alguns pacientes apresentam icterícia (olhos e pele amarelados) como resultado dos níveis ligeiramente elevados de bilirrubina no sangue.

Em pessoas com síndrome de Gilbert, os níveis de bilirrubina podem aumentar e a icterícia pode se tornar aparente devido a:

• Doença, como resfriado ou gripe

• Jejuar ou ingerir uma dieta muito baixa em calorias

• Desidratação

• Menstruação

• Estresse

• Excesso de atividade física

• Falta de dormir

Qual seu prognóstico?

É importante enfatizar que se trata de uma condição benigna e de excelente prognóstico, sem nenhum impacto na sobrevida ou mesmo na qualidade de vida do portador da doença. A pessoa com a Síndrome de Gilbert vive tanto quanto qualquer outro indivíduo.

Síndrome de Gilbert tem tratamento?

A icterícia pode causar uma aparência amarelada que pode ser inquietante. No entanto, os episódios de icterícia resolvem-se espontaneamente e a síndrome de Gilbert não requer tratamento.

Mas não se esqueça: apenas o médico pode avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada caso. Agende uma consulta.

Referência: American Liver Foundation. Gilbert Syndrome. (https://liverfoundation.org/for-patients/about-the-liver/diseases-of-the-liver/gilbert-syndrome/) ; Medline Plus. Gilbert Syndrome. (https://medlineplus.gov/genetics/condition/gilbert-syndrome/) ; National Institutes of Health Genetic and Rare Diseases Information Center. Gilbert Syndrome. (https://rarediseases.info.nih.gov/diseases/6507/gilbert-syndrome)