Dieta sem glúten
Uma dieta sem glúten é o único tratamento disponível para pacientes com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca
Assumir a dieta sem glúten pode parecer muito no começo. Não tenha medo de procurar ajuda e apoio do seu gastroenterologista e nutricionista. Educar-se e saber quais alimentos você pode comer será a chave para se manter sem glúten e se sentir saudável.
As informações listadas na tabela abaixo devem ser usadas apenas como guia. Leia sempre as listas de ingredientes. Consulte o folheto de leitura de etiquetas para obter informações mais detalhadas.
Lista de alimentos
Fontes de glúten não alimentares
O glúten pode ser encontrado em itens não alimentares e ser ingerido inadvertidamente. Estes itens devem ser sem glúten:
Hidratante labial, batom e brilho labial.
Qualquer maquiagem que possa entrar em contato com seus lábios.
Shampoos.
Loção para as mãos (se não for sem glúten, lave as mãos antes de comer).
Medicamentos e suplementos podem conter glúten como aditivo.
Como comer sem glúten em feriados e ocasiões especiais?
Ter que seguir uma dieta sem glúten durante feriados, ocasiões especiais e tradições familiares ou religiosas pode ser difícil. Não deixe que a doença celíaca o impeça de comemorar ou socializar! Converse com seus amigos e familiares sobre suas restrições alimentares antes das reuniões. Criar uma estratégia para comer sem glúten e se sentir incluído é importante.
Tem uma receita para um prato especial? Leve a receita com você ao nutricionista. Eles podem ter dicas de substituições ou adaptações para deixar a receita sem glúten. Procure uma receita semelhante on-line ou em um livro de receitas sem glúten.
Planejar com antecedência! Às vezes, cozinhar e assar sem glúten requer tentativa e erro para obter o resultado desejado. Pergunte a amigos ou procure on-line para ver quais misturas de farinha são melhor usadas para diferentes produtos de panificação.
Confira restaurantes e padarias locais para comprar refeições sem glúten pré-fabricadas individuais ou em estilo familiar.
Jantar fora sem glúten
A doença celíaca não deve impedi-lo de comer fora. Há mais novas opções sem glúten a cada dia, então comece a explorar! Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao comer fora:
Conheça a dieta sem glúten!
Certifique-se de ter um conhecimento sólido dos rótulos e do que pode comer com segurança.
Não se esqueça do glúten escondido em molhos para saladas, sopas, marinadas e frituras.
Informe ao garçom!
Fale! Certifique-se de que eles saibam que você não pode ter itens com glúten ou que estiveram em contato com glúten, incluindo luvas, tábuas de corte, utensílios e panelas.
Pergunte! Às vezes ajuda ligar e fazer perguntas antes de chegar.
Não tem certeza de como um item de menu é feito? Peça ao garçom para perguntar ao pessoal da cozinha. Melhor prevenir do que remediar.
Não vê um menu sem glúten imediatamente? Experimente perguntar! Eles podem ter um que você precisa solicitar.
Envie de volta (se precisar). Erros acontecem e tudo bem. No entanto, se a equipe cometer um erro e adicionar glúten ao seu prato (como colocar croutons na salada), você precisa pedir para que seja consertado.
Faça sua pesquisa. Com tantos restaurantes com menus sem glúten, tente uma pesquisa rápida na Internet para encontrar novos lugares.
O que é contaminação cruzada?
O contato cruzado é quando um alimento sem glúten é exposto a um ingrediente que contém glúten – tornando-o inseguro para o consumo de celíacos. Existem muitas fontes óbvias (e não tão óbvias) de contato cruzado em casa e em restaurantes. Existe até o risco de contato cruzado antes que os ingredientes cheguem à cozinha, como durante os processos de cultivo, processamento e fabricação.
Perguntas e respostas sobre contaminação cruzada, clique aqui.
Referência: American Gastroenterological Association, 2021.