Esteatose hepática

A esteatose hepática é a deposição de gordura no fígado.

Quais as causas de gordura no fígado?

• Sobrepeso e obesidade;

• Diabetes;

• Dislipidemia (gordura no sangue);

• Síndrome metabólica (pressão alta, nível elevado de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura e níveis de colesterol anormais);

• Certas infecções, como a hepatite C;

• Estar exposto a algumas toxinas, como drogas ilícitas e produtos químicos ou solventes no local de trabalho;

• Álcool;

• Medicamentos, como medicamentos para HIV, medicamentos hormonais, medicamentos para convulsões, medicamentos para arritmia e suplementos;

• Perda de peso rápida.

O que é doença hepática gordurosa?

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ocorre quando o fígado armazena muita gordura, sem relação com o consumo de crônico de álcool.

Existem 2 tipos de DHGNA:

• Esteatose hepática simples: quando você tem gordura no fígado, mas pouca ou nenhuma inflamação ou dano às células do fígado. O fígado gorduroso simples (esteatose hepática) geralmente não causa danos ou complicações no fígado.

• Esteatohepatite (NASH): uma forma mais grave da doença hepática gordurosa não alcoólica, que ocorre quando a gordura no fígado causa inflamação, chamada hepatite, e danos às células hepáticas. Com o tempo, isso pode causar fibrose ou cicatrização do fígado, levando à cirrose (cicatrização permanente ou lesão no fígado) e câncer de fígado.

Quais exames detectam esteatose hepática?

Exames de sangue, exames de imagem e talvez uma biópsia hepática podem ser necessários para descobrir se você tem doença hepática gordurosa não alcoólica (esteatose hepática simples) ou esteato-hepatite não alcoólica.

Ultrassonografia

Tomografia

Ressonância

Elastografia (Fibroscan)

Gordura no fígado causa sintomas?

A doença hepática gordurosa não alcoólica e a esteatohepatite não alcoólica são consideradas “doenças silenciosas”, o que significa que têm poucos ou nenhum sintoma.

Como tratar a esteatose hepática?

• Suspensão do consumo de álcool

A supressão do consumo de álcool é ponto inicial básico.

• Perda de peso

A perda de peso pode ajudar a reduzir a gordura no fígado. Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, perder peso fazendo escolhas alimentares saudáveis, limitando o tamanho das porções e sendo fisicamente ativo pode melhorar a DHGNA e a NASH. Perder 5-10% do seu peso corporal pode diminuir a quantidade de gordura no fígado. Contudo, a perda deve ser gradativa, ao longo de um ano e acompanhada de um profissional de saúde qualificado. A rápida perda de peso através do jejum (comer e beber nada além de água) pode piorar a DHGNA.

• Atividade física

Atividade física mínima de 150 a 200 minutos por semana (30 minutos de aeróbica 5 vezes por semana mais fortalecimento muscular pelo menos 2 vezes por semana)

• Medicamentos

O tratamento medicamentoso é reservado para os casos com esteatohepatite. O arsenal terapêutico disponível atualmente é limitado e com com níveis modestos de evidência científica sobre sua eficácia. Dentre elas, destacam-se:

- Sensibilizadores de insulina;

- Antioxidantes;

- Hipolipemiantes.

Qual a dieta para esteatose hepática?

A dieta pode ajudar a tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica e a esteato-hepatite não alcoólica. O acompanhamento com nutricionista é essencial para o sucesso do tratamento.

• Comer mais alimentos de baixo índice glicêmico, como a maioria das frutas, legumes e grãos integrais.

• Esses alimentos afetam menos a glicose no sangue do que os alimentos de alto índice glicêmico, como pão branco, arroz branco e batatas.

• Não consumir alimentos e bebidas que contenham grandes quantidades de açúcares simples, principalmente a frutose, que é encontrada em refrigerantes adoçados, bebidas esportivas, chás adoçados e sucos.

• Substituição de gorduras saturadas e gorduras trans por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

• As gorduras saturadas são encontradas na carne, na pele de aves, na manteiga, na banha, na gordura vegetal e em todos os leites e produtos lácteos, exceto nas versões sem gordura.

• As gorduras trans são encontradas em alimentos que listam óleo hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, como biscoitos, salgadinhos, bolos e frituras.

• As gorduras monoinsaturadas são encontradas nos óleos de oliva, amendoim e canola.

• As gorduras poliinsaturadas são encontradas em maior quantidade nos óleos de milho, soja e cártamo e em muitos tipos de nozes. Os ácidos graxos ômega-3 também são um tipo de gordura poliinsaturada, que inclui peixes oleosos, como salmão, nozes e óleo de linhaça.

• Evitando o uso de álcool.